terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tudo bem?

Porque quando alguém lhe pergunta se está tudo bem, a primeira coisa que acontece é sair automaticamente da sua boca um "sim" ou "tudo"?
Normalmente esta é a resposta verdadeira... Será que realmente é? Talvez eu já estivesse pensando sobre isto, mas foi em um dia não muito bom no qual refleti sobre essa pergunta. Está tudo bem? Disseram-me, então como de praxe eu respondi, "claro". Claro? Como assim? Tu estás morrendo de dor de cabeça, extremamente infeliz e ainda acabas mentindo! Minha consciência me traiu, e eu senti uma enorme vontade de voltar correndo e gritar-lhe: -NÃO, NADA ESTÁ BEM! Talvez se eu tivesse feito receberia palavras de consolo ou talvez esta pessoa ficasse estupefata por receber uma atitude assim - tão fora do comum - e totalmente imprevisível. Mas talvez se eu tivesse feito, me sentiria mais leve e um pouco melhor. Este sofrimento que vem de par com outras dores, me suga para dentro de um abismo. Um abismo frio que se une com a tristeza e corrói minha alma, mas que não me faz ter desculpas para largar tudo e me entregar à solidão !

Um comentário:

  1. Hummmmm.. bem.. vamos lá.. tem uma explicação científica pra isso.

    Tem uma parte do teu cérebro que serve só pra imitar o que as pessoas fazem. São células chamadas neurônios espelhos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Neur%C3%B3nio_espelho).

    Provavelmente a pessoa que te pergunta como tu estás está bem e tu tem a irresistível, intensa e imensa vontade de responder no mesmo nível dela.

    Quando tu encontra alguém mau, com dor, triste.. enfim, é provável que ela não te pergunte como tu estás. Ela está procurando uma solução pro próprio problema e não prestando atenção no que tem a volta. E vai ser abordada pelas demais pessoas.

    É a típica situação de quando tu quer só ficar num canto, sem ninguém te encher o saco.

    Mas esse acontecimento foi bom por certo ângulo de vista: mostrou que a felicidade (ou infelicidade) é relativa. Depende de uma comparação. Depende de uma relação. Depende até de um momento.

    Como disse Jean-Paul Sartre: não existe realidade em si, existe somente a realidade de cada pessoa.

    ResponderExcluir